Reprodução / YouTube
O influenciador Paulo Figueiredo afirmou, nesta quinta-feira (29/10), que os "erros" da carta divulgada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL) — como o brasão antigo do Brasil e se autoproclamar "verdadeiro presidente eleito" do país — foram provocados pela Inteligência Artificial (IA) do ChatGPT.
A declaração ocorreu por meio da rede social X após a equipe do senador compartilhar três versões diferentes da carta.
"Tenho visto teorias da conspiração mirabolantes, algumas até engraçadas. Como a explicação é bem mais banal, achei por bem esclarecer. Primeiro, o brasão antigo. Com as primeiras versões do texto finalizadas, o @BolsonaroSP pediu ao ChatGPT que inserisse o brasão da República", escreveu Figueiredo, em um post no X.
O influencer bolsonarista disse que "não sabe" o motivo do ChatGPT ter escolhido o brasão antigo do Brasil, de 1889, época na qual o símbolo trazia a grafia antiga do nome do país, com Z, e a denominação "Estados Unidos do Brazil".
No entanto, comentou que ele e o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro acharam "muito engraçado". O segundo "erro" feito pela IA na carta, segundo Figueiredo, diz respeito à autoproclamação de Flávio como presidente do país que, segundo ele, a versão final do documento colocava Flávio como "líder", mas foi alterada pelo chat.
"O segundo erro foi que, ao gerar o documento, a IA acabou incluindo uma versão anterior do texto, em que o Flávio se apresentava como o verdadeiro "presidente eleito". Como vocês devem imaginar, uma carta que expressa uma realidade tão complexa passa por várias versões, com a contribuição intelectual de mais de uma pessoa"
Ele descreve que a versão que teve como consenso da equipe de Flávio, o trazia como líder pois descreve a situação jurídica e simboliza uma liderança de valor "moral", o que o senador deseja.
Fuga de Flávio aos EUA
Em uma operação secreta, Flávio Bolsonaro saiu do Brasil após descumprir uma ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) para entregar seus passaportes à Polícia Federal. No trajeto da fuga, o político passou pela Argentina, fez escala no Equador e, finalmente, chegou aos Estados Unidos.
Também desembarcaram nos EUA, Fernanda Antunes Figueira Bolsonaro, mulher do senador, usando um passaporte brasileiro, além de suas duas filhas adolescentes, Carolina e Luiza, de 14 e 12 anos, respectivamente.
Flávio deve pedir asilo político ao governo republicano e alegar que sofre perseguição, ameaças e violações graves de direitos no Brasil. Ele é alvo de duas investigações no STF:
Por lavagem de dinheiro, ao lado do advogado Willer Tomaz, por meio de plataformas de apostas.
Por corrupção, no financiamento do filme Dark Horse, sobre a trajetória de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.
A decisão da Corte ocorreu no âmbito do processo em que Flávio e o advogado Willer Tomaz são investigados por lavagem de dinheiro, em um suposto esquema que envolveria empresas de Tomaz e bets.
metropoles