Foto: Divulgação/PF
Como parte da Operação Boiuna, que combate garimpos ilegais no rio Madeira, peritos da Polícia Federal (PF) iniciaram uma investigação para avaliar a contaminação por mercúrio na população ribeirinha. A primeira comunidade a ser examinada foi Democracia, localizada em frente ao município de Manicoré (AM). O material coletado será analisado pelo Centro de Cooperação Policial Internacional Amazonas, da Superintendência da PF em Manaus.
Dependendo dos resultados, outras comunidades da região poderão ser submetidas aos exames. A medida tem como objetivo conhecer o nível de contaminação para embasar a implementação de medidas de proteção social e de saúde pública, em parceria com os órgãos competentes.
Paralelamente às investigações, equipes do Ministério do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho realizaram entrevistas e atendimentos, totalizando 15 registros formais. A ação reforça a colaboração interinstitucional entre os órgãos de segurança na região amazônica.
As informações obtidas contribuirão para a avaliação técnica da exposição da população a contaminantes químicos utilizados nos garimpos de extração de ouro. A Operação Boiuna, que cumpre ordem judicial, abrange a região dos municípios de Humaitá e Manicoré, no Amazonas, e também atua entre Humaitá e Porto Velho (RO), devido à grande quantidade de dragas de garimpo ligadas a rondonienses. Até o momento, a operação já resultou na destruição de 78 dragas ilegais.
Portal SGC