Foto: Polícia Federal
A Polícia Federal, em conjunto com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), deflagrou nesta sexta-feira (6) a quarta fase da Operação Rio Fresco. O alvo é o combate à exploração ilegal de recursos minerais na Terra Indígena Kayapó, localizada no município de Ourilândia do Norte, no sudeste do Pará.
Durante a ação, as equipes encontraram e inutilizaram duas dragas em funcionamento no leito do Rio Fresco, usadas para garimpo ilegal. Os responsáveis pelos equipamentos foram identificados. Os agentes também localizaram e destruíram um garimpo às margens do rio, onde um acampamento, motores e uma escavadeira hidráulica foram neutralizados.
No local da operação, foram apreendidos aparelhos celulares e uma pistola calibre 9 milímetros. O deslocamento das equipes até a área de difícil acesso foi realizado com o uso de embarcações.
De acordo com a Polícia Federal, as investigações prosseguem para identificar os financiadores da atividade ilegal. Os envolvidos podem responder por crimes ambientais, usurpação de terras públicas e outras infrações previstas em lei.
A Operação Rio Fresco integra um conjunto de ações permanentes da PF voltadas à repressão de crimes ambientais e à proteção de terras indígenas, áreas de preservação e de uso exclusivo dos povos originários.
Rosinaldo Guedes - Portal SGC