Porto Velho (RO)12 de Outubro de 202609:22:55
EDIÇÃO IMPRESSA
Plantão de Polícia

Cinco policiais militares são condenados por atrair jovem com perfil falso e matá-lo com 11 tiros

Os policiais usaram um perfil falso nas redes sociais para atrair a vítima a uma emboscada e alteraram a cena do crime para simular um confronto


Imagem de Capa

Reprodução

PUBLICIDADE

Cinco policiais militares foram condenados na quinta-feira (8) pela morte de Uanderson Novaes Ventura, ocorrida em 12 de abril de 2019, em Brumado, no interior da Bahia. Segundo o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), o jovem foi atraído para uma emboscada, morto a tiros e teve a cena do crime alterada para simular um confronto armado.

Os condenados foram identificados como Milton Ferraz de Andrade Júnior, Wendel Leão Ribeiro, Wandenberg Santos Marques, Cristiano dos Santos Moreira e Elton Silva Queiroz. Eles respondem por homicídio qualificado, cárcere privado e fraude processual.

De acordo com as investigações, os policiais teriam criado um perfil falso no Facebook, com o nome de "Viviane Santos", para marcar um suposto encontro amoroso e atrair Uanderson ao Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC).

A denúncia aponta que o jovem chegou desarmado ao local. Após receber uma ordem para se render e colocar as mãos sobre a cabeça, ele foi atingido por disparos efetuados por dois dos policiais. O laudo de necropsia identificou 11 projéteis de arma de fogo no corpo da vítima.

Ainda conforme a acusação, outros dois jovens que estavam nas proximidades foram mantidos na guarita da escola sob vigilância armada durante a ação. Eles só puderam deixar o local após os disparos e a retirada do corpo. Os dois também teriam sido ameaçados para não revelar o que presenciaram.

O MPBA sustenta que os policiais alteraram a cena do crime para apresentar a morte como resultado de uma intervenção policial durante um confronto armado. Segundo o órgão, os elementos periciais e os depoimentos reunidos na investigação apontam para uma emboscada e uma tentativa de encobrir as circunstâncias do homicídio.

O Ministério Público apresentou duas denúncias contra os policiais, encaminhadas à Vara do Tribunal do Júri de Brumado e à Justiça Militar da Bahia, com atuação da 4ª Promotoria de Justiça de Brumado e do Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp).

Além da condenação, o órgão solicitou a perda dos cargos públicos dos policiais e o pagamento de indenização à família de Uanderson. Na Justiça Militar, também defendeu a condenação por cárcere privado e fraude processual, além do encaminhamento do caso à Corregedoria da Polícia Militar para apuração disciplinar.

O MPBA ainda solicitou a prisão preventiva de Milton Ferraz de Andrade Júnior, que já está preso por outro processo, e a proibição de que os demais policiais mantenham contato com os familiares da vítima e as testemunhas.

Metrópoles


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Últimas notícias de Plantão de Polícia