Lauri Angelina com o professor, Geremias Dourado e o diretor da escola Adelson Rodrigues
A aluna Lauri Angelina (16 anos) que estuda o 3º Ano do Ensino Médio do Colégio Tiradentes VI (antiga escola Lauro Benno) de Ji-Paraná, foi à vencedora do Concurso de Redação realizado pelo Senado Federal este ano, que teve como tema: "Emergências Climáticas, Haja no presente, pense no futuro". Ela concorreu com outros 3.999 estuantes, representantes de todas as regiões do país. Agora, ela com o professor, Geremias Dourado irão passar uma semana em Brasília, para apresentar o seu trabalho e receber a premiação.
O Concurso de Redação do Senado Federal, que faz parte do programa Jovem Senador, é uma iniciativa anual que seleciona estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais. Os vencedores passam uma semana de vivência legislativa em Brasília. O certame envolve a produção de uma redação sobre um tema proposto, e os 27 melhores textos (um de cada estado e do Distrito Federal) garantem aos seus autores a oportunidade de vivenciar o trabalho dos parlamentares no Congresso Nacional.
Lauri Angelina é estudante da Escola Tiradentes VI (J Nogueira)
De acordo com o professor de Química, Geremias Dourado, todos estão comemorando esta conquista. O professor lembrou que o período de preparação é bastante tenso e o aluno (a) precisa não ter somente a ideia de fazer uma boa escrita, mas também seguir os padrões do concurso. Na escola, foram 40 redações avaliadas, com 12 delas selecionadas e, por fim, a última fase que é definida pelos professores da matéria de português. "Vamos à Brasília e certamente retornaremos com muitas novidades para aplicar na nossa escola", comentou.
Sobre a montagem da redação, Lauri Angelina, disse não ter procurado ser superficial, seguindo o exemplo dos ganhadores de anos anteriores. "Por isso, me aprofundei ao máximo, abordando a questão da poluição no ar, eventos considerados graves em várias partes do Brasil e, em especial, a tragédia do Rio Grande do Sul. "Eu precisava ser diferente, caso contrário, não conseguiria chegar entre os primeiros colocados", declarou.
Futuro
A vencedora disse que vai continuar investindo nos estudos, se esforçando para alcançar o seu objetivo de entrar na faculdade no curso de Medicina. "Estou muito feliz em poder representar minha cidade e o meu Estado no Senado Federal. Às vezes fico pensando se tudo isso realmente está mesmo acontecendo. Estou muito feliz", declarou. Ela dedicou a conquista aos professores, família que sempre a apoia.
Ela reside no Bairro Dom Bosco, primeiro distrito de Ji-Paraná com os pais e uma irmã de 14 anos. Para a reportagem, o diretor da Escola ‘Tiradentes VI’ - Adelson Rodrigues lembrou que no ano passado a unidade ficou na 9ª colocação. "Essa conquista mostra que estamos no caminho certo com ótimos profissionais, oferecendo ensino de qualidade aos nossos alunos que são bastante dedicados", afirmou.
J Nogueira/PortalSGC