O teste foi realizado na pista de caminhada do Parque Ecológico
Divulgação
Dos 15 aprovados do Teste Seletivo Simplificado para o cargo de brigadista, apenas nove deles compareceram para realizar os testes de aptidão física e de habilidade. Os testes ocorreram na pista de caminhada (antiga Estrada Velha), situada dentro da área do Parque Ecológico de Ji-Paraná, às margens do Rio Machado, segundo distrito.
De acordo com á comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros - unidade de Ji-Paraná, Viviane Oliveira a avaliação faz parte do processo seletivo para compor a equipe de apoio durante o período de seca e combate às queimadas na região central do Estado. Segundo ela, para Ji-Paraná, foram reservadas 20 vagas, com apenas 14 inscrições efetivadas e nove realizando o teste de aptidão. "Agora, a próxima fase será a de contratação", comentou.
Apenas nove dos aprovados no Teste Seletivo realizaram o teste de aptidão, em Ji-Paraná (Divulgação)
Os novos brigadistas irão atuar no combate às queimadas e incêndios florestais durante o período de seca na região formada por 15 municípios. A grande novidade é que neste ano, pela primeira vez, indígenas também participam da seleção. Josias Gavião, presidente da Associação Indígena Assiza, destacou a participação nesta ação que marca um novo capítulo na luta contra o fogo, valorizando saberes tradicionais e fortalecendo a proteção das florestas. Nos últimos dois meses às denúncias de queimadas na região de Ji-Paraná têm crescido de forma preocupante.
Com apoio de Célio Nery