A multa por queimada irregular pode chegar até R$ 200 mil, em Ji-Paraná
Ilustrativa
Residentes de diversos bairros de Ji-Paraná e seus dois distritos, Nova Londrina e Nova Colina já estão recebendo desde a última semana, equipes de ambientalistas da Secretaria de Meio Ambiente (Semeia). As visitas têm objetivo de levar ações educativas de conscientização para a população no sentido de transmitir a importância do combate às queimadas, urbana e rural.
De acordo com o Secretário titular da pasta, João Luiz, às pessoas precisando ser todos os dias alertas sobre os riscos que as queimadas representam à saúde, especialmente as crianças e idosos, superlotando as unidades de saúde em decorrência do acometimento de doenças respiratórias. "Esse período de seca é sempre de muita preocupação e muitas pessoas acabam praticando a queimada ilegal, sem saber o grande mal praticado com ela mesma", afirmou.
Ainda segundo João Luiz, a ação reforça o alerta para todos que a queimada, seja urbana ou rural, é proibida por lei e a prática resulta em pesadas multas, além de outras penalidades. Ele lembrou que as equipes não estarão apenas fiscalizando de forma repreensiva, mas, especialmente, educativa. "Estaremosindo aos bairros e nas escolas, além dos meios de comunicação pedindo apoio nesta importante e necessária ação. A multa por prática ilegal de queimada, em Ji-Paraná, pode chegar até R$ 200 mil. Denúncias sobre a prática proibida podem ser feitas através do número: 3411 4204 (WhatsApp).
J Nogueira/PortalSGC