Porto Velho (RO)27 de Agosto de 202505:26:31
EDIÇÃO IMPRESSA
Rondônia

Secretaria capacita servidores que atendem que vítimas de violência doméstica

O evento reunião servidores de várias secretárias e das forças de segurança


Imagem de Capa

O evento teve a participação de servidores e dos órgãos de segurança

Divulgação

PUBLICIDADE

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) de Jaru através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em parceria com o Ministério Público (MPE), realizou na última semana uma ação de capacitação sobre o Fluxograma para Enfrentamento e Atenção às Mulheres e Meninas Vítimas de Violência Doméstica e Familiar.

A ação teve como público alvo os servidores que lidam diretamente com os casos de violência, entre os quais, assistentes sociais, agentes das áreas de saúde, educação, segurança pública e sistema judiciário. No primeiro dia, a capacitação foi direcionada para policiais de delegacias especializadas e que fazem parte da patrulha Maria da Penha.

Durante o evento, os participantes assistiram uma encenação baseada em casos reais de violência contra a mulher, além do estudo de caso para fins de prática de aplicação do fluxograma para enfrentamento, rodas de conversa e troca de experiências. "O fluxograma foi instituído pela prefeitura no ano passado, e demonstra de forma sequencial e integrada os procedimentos e responsabilidades dos órgãos que compõem a rede de atendimento, garantindo o acolhimento humanizado, escuta qualificada, medidas de proteção e responsabilização dos agressores", comentou a Secretária de Desenvolvimento Social, Edileuza Souza Sena e concluiu: "O trabalho em rede é o melhor caminho para oferecer respostas rápidas e dignidade às mulheres e meninas que enfrentam situações de violência. A união de esforços pode salvar muitas vidas".




Com informações da assessoria

Últimas notícias de Rondônia