Divulgação
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a prisão de Márcio Castro Rodrigues, morador de Porto Velho, que já foi condenado pela Corte por sua participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. A decisão, também inclui mandados de prisão para Evandro Ericson Vieira de Medeiros e Jorgeleia Schmoeler.
Márcio Castro Rodrigues, assim como Evandro Ericson Vieira de Medeiros, foi sentenciado a 2 anos e 5 meses de prisão em regime semiaberto. Contudo, o ministro Alexandre de Moraes determinou que ambos iniciem o cumprimento da pena em regime fechado, com possibilidade de transferência posterior para o semiaberto. Um dos condenados, conforme a decisão, chegou a romper a tornozeleira eletrônica.
A denúncia da Procuradoria Geral da República aponta que Márcio Castro Rodrigues foi detido em 9 de janeiro de 2023, nas imediações do acampamento montado em frente ao Quartel General do Exército em Brasília. Porém, nos últimos meses, ele tem sido apontado por desafiar o STF, com convocações de protestos contra ministros da Corte e críticas diretas ao ministro Alexandre de Moraes.
Portal SGC