Airton Gurgacz em uma das salas de músicas da instituição
Divulgação
A sede do projeto Orquestra em Ação recebeu nesta quarta-feira (10) a visita especial de um de seus fundadores e primeiro presidente, ex-deputado estadual, ex-vice governador e ex-diretor geral do Detran-RO, Airton Gurgacz. A recepção foi feita pelo coordenador do projeto, Wendeon França, professores e alunos. Airton com a esposa, Solange Gurgacz, durante anos desempenhou papel fundamental no fortalecimento e na consolidação das atividades musicais e pedagógicas.
Durante sua passagem pela sede, ele pôde conhecer o trabalho realizado atualmente com crianças, adolescentes e jovens, que participam de aulas de musicalização, teoria musical, prática de instrumentos de cordas, sopro e percussão, além de ensaios coletivos que culminam em apresentações públicas. As atividades são ministradas por professores dedicados, e têm como objetivo não apenas a formação musical, mas também a promoção de valores como disciplina, respeito, sensibilidade artística e convivência em grupo.
A equipe da Orquestra em Ação com o ex-presidente Airton Gurgacz (divulgação)
Desde janeiro, o projeto Orquestra em Ação tem como coordenador o Maestro Wendeon França, uma continuidade ao legado, ampliando as ações culturais e pedagógicas e fortalecendo o impacto social do projeto em Ji-Paraná e região. A atual gestão tem buscado expandir as atividades para promover novos eventos e garantir cada vez mais que crianças e jovens tenham acesso à música como ferramenta de transformação social.
Airton Gurgacz reafirmou seu reconhecimento ao projeto, destacando a importância da continuidade do trabalho e do esforço da atual coordenação para manter viva a chama da música e da cidadania. "Sem dúvida, estou bem emocionado em retornar a este espaço especial na minha vida e da Solange e certificando a continuidade da valorização da cultura como instrumento de inclusão social e desenvolvimento humano." E concluiu: "Parabenizo esta equipe maravilhosa pelo trabalho, dedicação e amor por esses jovens que certamente, muitos deles serão cidadãos e grandes artistas do amanhã".
J Nogueira/PortalSGC