Porto Velho (RO)23 de Setembro de 202516:24:26
EDIÇÃO IMPRESSA
Rondônia

Quatro casos suspeitos de violência sexual foram registrados em setembro

A evasão escolar também é vista como preocupante pelo 1º Conselho


Imagem de Capa

Leandra Brito integra o 1º Conselho Tutelar de Ji-Paraná

J Nogueira

PUBLICIDADE

Ao menos quatro casos suspeitos da prática do crime de violência sexual contra criança e/ou adolescentes, já foram registrados neste mês de setembro no âmbito do 1º Conselho Tutelar de Ji-Paraná. A informação foi passada pela conselheira, Leandra Brito. Reclamação de evasão escolar, alunos consumindo bebidas e cigarros eletrônicos, além de famílias praticantes do chamado Home School, tem mobilizado os conselheiros.

Segundo a conselheira, nesses nove meses do ano o índice de atendimento às demandas da rede municipal e estadual de ensino sobre a falta de vagas no país, procurando ainda tentando matricular seus filhos, aumentou significativamente.

"Temos muitas crianças fora da sala de aula por falta de estrutura e profissionais, especialmente, crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA" e completou: "Crianças a partir dos quatro anos já precisam estar na escola. Sempre estamos cobrando os poderes, Público e Judiciário".

Bebidas e Cigarros eletrônicos

Ainda de acordo com Leandra Brito, outro aumento preocupante é quanto ao consumo de bebidas alcoólicas e cigarros eletrônicos na área interna de várias escolas da rede municipal e estadual de ensino. Ela lembrou que a pelo combate dessas irregularidades são atribuições das escolas e aos pais desses adolescentes.

Homeschool

A prática do Home school, ou homeschooling, ainda não é uma forma de educação não liberada no Brasil, onde os pais ou tutores assumem a responsabilidade pela educação de seus filhos em casa, fora de uma escola tradicional. Neste método, o ensino é ministrado pelos pais ou responsáveis, e o aprendizado ocorre no ambiente doméstico. Nesta terça-feira, a conselheira tutelar, em Ji-Paraná, algumas famílias estariam insistindo em não autorizar seus filhos a ir à escola convencional. Segundo ela, trata-se uma prática ilegal que pode chegar ao Judiciário. "Já tivemos alguns casos, notificamos e orientamos. A incidência por gerar representação e gerar multa de até 20 salários mínimos." Alertou.


Para a conselheira o ensino domiciliar no Brasil ainda não foi autorizado (J. Nogueira)


Violência sexual

O que mais preocupa a conselheira é o aumento no número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no âmbito do primeiro distrito. Ela afirmou que os atendimentos já superam os números de 2024. Somente neste mês de setembro, já são quatro vítimas, entre elas, uma bebê de um ano e oito meses. Para denunciar esse tipo de crime, basta ligar: Disque 100 (funciona 24 horas), 180, 190, 9 7601-1000 (1º Conselho) e 9 7601-1004 (2º Conselho).









J Nogueira/PortalSGC

Últimas notícias de Rondônia