Foto: Reprodução/Portal SGC/Redetv!RO
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realizou a 3ª edição da Semana de Inclusão, com o objetivo de debater a inclusão de pessoas com deficiência por meio da arte e da educação. O evento, gratuito e aberto à comunidade, movimentou os campi de Porto Velho e Ji-Paraná com uma programação que uniu atividades acadêmicas e expressões culturais, incluindo a I Mostra de Fotografia Inclusiva.
De acordo com o professor Luís Cláudio Seixas, idealizador do evento e presidente da Comissão de Inclusão do Departamento de Artes da UNIR, a iniciativa buscou um impacto prático na vida acadêmica e na sociedade, indo além do debate teórico. "Essa semana até artísticas", afirmou Seixas em declaração durante o evento.
A experiência prática foi destacada por participantes como Jhonatan de Carvalho, acadêmico de Música. Para ele, participar das oficinas foi uma experiência transformadora. "Eu até pessoas", relatou o estudante.
Com uma programação intensa e o envolvimento de várias instituições parceiras, a 3ª Semana de Inclusão da UNIR cumpriu o papel de semear ideias e práticas mais acessíveis. A iniciativa reforça o compromisso da universidade em criar um ambiente mais diverso, mostrando que quando a academia abre as portas para a diversidade, a universidade, os alunos e a comunidade são beneficiados.
Natália Figueiredo - Portal SGC