O trecho, de ambos os lados, deve ser concluído essa semana
Thiago Rodriguês

A duplicação da BR-364, uma das obras de infraestrutura mais aguardadas por Ji-Paraná, entrou em sua fase final e mais visível: a pavimentação asfáltica. Desde o último sábado, o consórcio Carajás, responsável iniciou a imprimação da massa asfáltica no trecho de quase um quilômetro na saída da cidade em direção a Porto Velho. A obra, de fundamental importância para a fluidez e segurança do tráfego na região central de Rondônia, está sendo financiada com um recurso de R$ 35 milhões, oriundo de emenda do ex-senador Acir Gurgacz (PDT).
O ex-parlamentar celebrou o avanço dos trabalhos e destacou a importância da qualidade na execução. "O importante é que está sendo feito. E, principalmente, com a qualidade necessária para um asfaltamento de uma BR com alta ocupação de veículos," afirmou.
SEGURANÇA E CELERIDADE
O trecho em questão, que se estende da parte urbana da cidade até as imediações do Anel Viário, deve ter a pavimentação concluída ainda nesta semana. Para garantir a celeridade e a qualidade do trabalho, a empresa reforçou seu quadro de colaboradores e instalou uma usina móvel para a produção da massa asfáltica.
No entanto, o avanço da obra exige atenção redobrada de motoristas. O engenheiro-chefe da obra, Cesar Vecchi, fez um apelo de calma à população e aos condutores.
"Queremos pedir um pouquinho de paciência para a população, um pouquinho de paciência para os condutores. A gente sabe que é chato esse ‘pare e siga’, mas nós temos que colocar esse ‘pare e siga’ para segurança dos usuários. A vida humana não tem preço. Vamos esperar um pouquinho para chegar no destino com segurança.", pediu.
VIADUTO
Com a conclusão iminente da pavimentação neste segmento, a empresa já planeja iniciar, ainda no mês de novembro, a construção do viaduto no crucial cruzamento do Anel Viário com a BR-364.
Esta fase atual marca a etapa final do projeto de duplicação, que já entregou e colocou em uso o primeiro trecho, na saída para Cuiabá. Na primeira etapa, foram concluídos pouco mais de 3 quilômetros de pavimentação e a construção de um viaduto. Nesta etapa final e decisiva, além do viaduto, serão duplicados cinco quilômetros da rodovia. A concretização da duplicação da BR-364 em Ji-Paraná representa um marco para a logística e segurança rodoviária de Rondônia.
Fernando Pereira