Porto Velho (RO)17 de Novembro de 202522:30:42
EDIÇÃO IMPRESSA
Rondônia

Porto Velho decide rescindir contrato emergencial de coleta de lixo

Inúmeras falhas foram observadas na prestação do serviço


Imagem de Capa

Divulgação

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) de Porto Velho iniciou o processo para rescindir unilateralmente o contrato emergencial com o Consórcio ECOPVH, responsável pela coleta de lixo na capital. A decisão, formalizada nesta segunda-feira (17), foi tomada após a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Município (ARDPV) recomendar a extinção contratual devido a graves falhas na prestação do serviço.

Registros como o Processo SEI nº 025.000169/2025-48, consolidam as inúmeras falhas observadas desde o início da coleta em 31 de outubro. Entre os problemas apontados estão rotas não cumpridas, acúmulo de resíduos por períodos superiores a 48 e 72 horas em diversos bairros, e a ineficácia das notificações e multas aplicadas anteriormente. Fiscalizações em campo confirmaram um colapso generalizado na operação.

A Prefeitura afirma que todas as medidas estão sendo tomadas para impedir que a cidade fique sem coleta de lixo e para proteger a saúde pública. O processo administrativo de apuração de responsabilidade, registrado no SEI nº 019.001404/2025-88, segue para garantir o contraditório e a ampla defesa da empresa.

O município já avalia as próximas etapas para assegurar a continuidade da coleta, como a convocação da segunda colocada na licitação emergencial ou a realização de uma nova contratação. 


Portal SGC

Últimas notícias de Rondônia