Porto Velho (RO)22 de Dezembro de 202516:47:41
EDIÇÃO IMPRESSA
Rondônia

1,5 mil titulares do ‘Bolsa Família’ podem ficar sem receber o benefício

Quem não comparecer para atender as condicionalidades pode ser penalizado


Imagem de Capa

As famílias faltantes na última vigência do ano precisam se regularizar

Ilustrativa

PUBLICIDADE

Ao menos 1,5 mil titulares do programa federal ‘Bolsa Família’ no município de Ji-Paraná, podem ficar sem receber o benefício ainda neste ano. A informação foi prestada pelo o coordenador da Unidade Central de Acompanhamento (UCA), Oziel Malheiros. O motivo seria o não comparecimento para atender às condicionalidades.

Segundo o coordenador, esses titulares não compareceram para a realização do acompanhamento, em especial, as crianças e até grávidas. "Caso essas pessoas não compareçam, além da suspensão do pagamento do benefício, o cadastro do titular pode até mesmo ser cancelado", alertou. Em Ji-Paraná, os beneficiários do ‘Bolsa Família’ contam com vários pontos de atendimento, entre os quais, a Unidade Central de Acompanhamento (UCA), os distritos de Nova Londrina e Nova Colina e aldeias indígenas. O município conta com mais de 14 mil famílias cadastradas e, nessa 2ª vigência o índice de atendimento passou dos 85%.

Condicionalidades

Pelas regras do programa a pessoa cadastrada deve cumprir compromissos (condicionalidades) nas áreas de saúde e educação, sendo elas: Acompanhamento Nutricional (Crianças de até sete anos), peso, altura e atualização da carteira de vacinação; Pré-natal e exame preventivo (Papanicolau). Na área da Educação: Manter frequência escolar das crianças (60% para crianças de 4 a 5 anos de idade e 75% para jovens de 6 a 17 anos de idade). As famílias também devem manter seus dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico) e comparecer aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) sempre que solicitado. O não cumprimento dessas regras pode levar a advertências, bloqueio e, eventualmente, ao cancelamento do benefício.


J Nogueira/PortalSGC


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Últimas notícias de Rondônia