O Rio Machado se aproxima dos 10 metros na região de Ji-Paraná
Ilustrativa
As constantes chuvas registradas na região central do Estado nos últimos 15 dias têm ajudado para o aumento do nível da água do Rio Ji-Paraná (Machado). A elevação local, somado ao grande volume procedente das cabeceiras, situadas nos municípios de Pimenta Bueno e Cacoal vem deixando preocupado residentes nas margens e também em bairros localizando em áreas baixas da cidade.
De acordo com a coordenadora da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), Meire Zanetim, apesar do crescimento do nível da água, a situação ainda não é vista como preocupante. Segundo ela, o alerta começa a ser considerado quando o volume de água passa dos 10,40cm. "Mesmo assim, estamos fazendo acompanhamento diariamente e, caso necessário, a Defesa Civil entra o mais rápido possível", comentou.
Ainda de acordo com a coordenadora, nesse período de inverno amazônico, as pessoas precisam evitar frequentar os rios da região, em especial o Ji-Paraná (Machado) e Urupá, especialmente, quando estiver consumindo bebidas alcóolicas. Nesse ano, o Corpo de Bombeiros já foi acionado para realizar resgate de corpos, por consequência de casos de afogamento.
O Corpo de Bombeiros informou que apesar do aumento do volume de água nos dois principais rios da cidade, nenhuma solicitação de pedido de ajuda, foi feita na Central de Operações (193). As pessoas usuárias dos rios Machado e Urupá precisam se proteger, principalmente, com o uso do colete de segurança e observar por onde passa isso, porque, esses rios contem muitas pedras o que torna a navegação ainda mais perigosa. Nesta sexta-feira, o nível do Rio Ji-Paraná (Machado) chegou aos 9,40cm.
J Nogueira/PortalSGC