Porto Velho (RO)19 de Fevereiro de 202618:39:59
EDIÇÃO IMPRESSA
Rondônia

Mais de 180 toneladas de materiais recicláveis coletados em seis meses

O resultado obtido com a coleta está sendo considerado altamente positivo


Imagem de Capa

Após a conclusão da triagem, o material é prensado para posterior venda

Divulgação

PUBLICIDADE

A diretoria da Cooperativa de Catadores de Materiais de Ji-Paraná (Coocamarji), que também atua no município de Juro, anunciou nesta semana o resultado da ação da Coletiva Seletiva, realizada no segundo semestre de 2025. De acordo com o relatório apresentado, foram coletadas 180 toneladas de resíduos somando todos os setores da cidade. Informou o presidente da instituição, Celso Luiz.

A ação é fruto do convênio (parceria) celebrada no decorrer de 2025 com a prefeitura tem rendido na média por mês, mais de 30 toneladas, material totalmente reciclável. "Esse total de material retirado das vias e imóveis do município representa muito para a prefeitura que deixa de pagar material reciclável, ao Meio Ambiente, Saúde e, especialmente, para todos os cooperados que contam com uma renda melhor para a sua sobrevivência", comentou Celso Luiz.


Todo material coletado é levado para o barracão de triagem da Coocamarji (Divulgação)


Ainda de acordo com o presidente da Coocamarji, além da coleta normal, diversas empresas de Jaru, também realizam a entrega direta de material, devidamente já separado, no galpão da sede da cooperativa, situada na BR-364 (via Ouro Preto). Entre os materiais mais coletados estão: papel, plástico, metal e vidro e garrafas pets. Celso Luiz finalizou afirmando que a ação do projeto da Coleta Seletiva é garantida pela Lei (Lei nº 12.305/2010) que estabelece as regras da atual Política de Resíduos Sólidos, através de gestão integrada. Além de Jaru, a Coocamarji também atua nas cidades de Ariquemes, Espigão D’Oeste e Ji-Paraná onde fica a sua sede administrativa.




J Nogueira/PortalSGC


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Últimas notícias de Rondônia