Foto: Reprodução
RONDÔNIA
1951 - O Banco de Crédito (atual Basa) tem CR$ 200 milhões, para incentivar à produção de borracha, mas deixa fora as "fracas", dos tipos "maniçoba" e "mangabeira".
1955 - Para comemorar os 10 anos do Fundo Rodoviário Nacional, o governador Ribamar de Miranda inaugurou as pontes dos Kms 35, 48 e 82 da BR-29, sentido de Ariquemes.
1967 - O colégio "Estudo e Trabalho" diploma 49 Técnicos em Contabilidade, a maior turma desde sua instalação.
1981 - Todos os secretários do Território e dirigentes do chamado "1º escalão" entregaram seus cargos, e esperam a decisão do governador Jorge Teixeira sobre quem volta e quem não volta.
1987 - O governador Jerônimo Santana acusa seu secretariado de o trair, e um dos secretários, Álvaro Lustosa, o desafia a identificar os "traidores".
1990 - 3 mil famílias vindas de outros estados estão esperando os prometidos lotes de terra, mas no Incra a informação é de que são necessários CR$ 3,2 bi e, pelo menos, 2 a 5 anos para assentar todos. E o Incra não tem dinheiro nem pessoal.
HOJE É
Criação do Vale do Aço (MG).
Católicos celebram a Sagrada Família, São Rugero, São Sabino,
BRASIL
1898 - Nasce Luís da Câmara Cascudo (m. 1986) escritor e mais respeitado pesquisador do folclore e da etnografia brasileiro.
1990 - Com 20 anos de atraso em relação ao resto do mundo, começa a ser usado no país o celular. 1998 -
MUNDO
1916 - O "guru" da família imperial russa Grigori Rasputin, é assassinado por membros da própria família imperial. O Conselho dos Sovietes cria a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
FOTO DO DIA
O "BANDEIRANTE" E A "CARAVANA"
Se no ano anterior, animados pelas reportagens publicadas em São Paulo pelo escritor Manoel Rodrigues Ferreira ("Ferrovia do Diabo), a viagem do caminhão "Bandeirante" atraíra a atenção da grande imprensa nacional, a 2ª proposta do governador Paulo Leal ampliou mais ainda.
A ideia era ousada: o governo do Território comprou vários caminhões da fábrica "Ford-SP", mas ao contrário de outros veículos trazidos para Porto Velho em navios, dessa vez o desafio seria conduzir os caminhões pela rodovia BR-29 (atual 364) desde São Paulo até a capital do Território.
Paulo Leal escolheu uma equipe, liderada pelo seu assessor Antonio Brasileiro, que deixou a caravana em Pimenta Bueno, assumindo o mecânico Eduardo Lima e Silva, "seu" Dudu.
Além dos do governo do Território, outros veículos particulares e até 2 caminhões do governo do Acre, saíram dia 28 de outubro do pátio da Ford chegando a 28 de dezembro em Porto Velho.
Lúcio Albuquerque