Foto: Reprodução
Nesta quarta-feira (22), a sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon), em Porto Velho, foi o cenário de um encontro significativo entre prefeitos e representantes da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) dos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia, no Acre. O objetivo principal do evento foi promover a troca de experiências entre as secretarias da Prefeitura de Porto Velho e as equipes dos municípios acreanos.
O debate teve como foco central a gestão e organização de resíduos sólidos, um tema essencial para o desenvolvimento sustentável das cidades. Durante a reunião, práticas e iniciativas de sucesso implementadas em Porto Velho foram apresentadas como referência para os municípios participantes. A troca de conhecimentos visou fortalecer as políticas públicas e buscar soluções eficazes para o manejo de resíduos, contribuindo para a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população.
O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes de Souza, destacou a relevância do encontro: "Nosso objetivo é conhecer de perto os projetos e iniciativas que têm dado certo em Porto Velho. Queremos implementar ações que possam melhorar a qualidade de vida da nossa população. Buscar referências em gestões bem-sucedidas é fundamental para alcançarmos resultados positivos", afirmou o prefeito. Rodrigo Ribeiro, Secretário de Agricultura de Porto Velho, que recebeu a comitiva acreana, reforçou o compromisso de fortalecer os laços e promover parcerias estratégicas entre as regiões. Segundo ele:
"A expectativa é que essa colaboração entre os municípios resulte em ações mais eficazes em prol de uma gestão ambiental responsável, beneficiando não apenas os produtores rurais, mas toda a comunidade. A união de esforços busca incentivar práticas que respeitem o meio ambiente e assegurem um futuro mais sustentável, principalmente no que diz respeito às políticas de saneamento básico". O encontro reforçou a importância da cooperação intermunicipal para enfrentar os desafios da gestão de resíduos sólidos e promover o desenvolvimento sustentável na região.
Portal SGC