Foto: Reprodução
Dois dos pontos de concentração de eventos em Ji-Paraná, o Beira Rio Cultural e a Praça da Bíblia devem receber ações de melhorias nos próximos meses. A garantia foi feita pelo prefeito Affonso Cândido no decorrer da última semana, e reforçado pela presidente da Fundação Cultural, Keila Barbosa. Os dois apresentam poucas condições de sediar qualquer evento.
Problemas
No caso do ‘Beira Rio Cultural’, localizado às margens do Rio Machado e da BR-364, segundo distrito da região do Bairro Primavera, a situação mais problemática é quanto à questão da limpeza, reforma de praticamente todos os equipamentos de exercício e a revitalização do palco artístico. Um dos eventos mais esperados pela população é o dia 22 de novembro, data em que se celebra o aniversário do município.
Praça da Bíblia
Apesar de representar um marco na história cultural de Ji-Paraná, a Praça da Bíblia sofreu nos últimos com a ação do tempo, vandalismo, moradores de rua e usuários de drogas. O resultado desse longo abandono foi a destruição completa da rede elétrica com furtos da fiação, tomadas, lâmpadas e outros itens. A cobertura de estrutura metálica, também não resistiu e desabou no final do ano passado.
Sobre a Praça da Bíblia, o prefeito Affonso Cândido disse que já teria se reunido com representantes da Ordem dos Ministros Evangélicos de Ji-Paraná, no sentido de se formar uma saudável parceria. Ele garantiu que logo será realizada uma ação paliativa e, em seguida, a obra de revitalização do local que fica no centro do primeiro distrito da cidade. "Queremos deixar esse local em condições de sediar mais uma edição da tradicional ‘Marcha para Jesus" além da ‘Pedalada para Cristo’.
Keila Barbosa
A presidente da Fundação Cultural, Keila Barbosa também se manifestou e garantiu que já foram determinadas as primeiras medidas como pintura, reparos da rede de iluminação, limpeza e instalação de banheiros químicos. A Praça da Bíblia é um local sagrado e nunca deveria ter sido abandonada da forma que foi. "Ela voltará sim a ser um belo cartão postal cultural da nossa cidade", garantiu.
J. Nogueira - Portal SGC