Foto: Reprodução/Portal SGC/Redetv!RO
Porto Velho vive um aumento preocupante de casos gripais e respiratórios graves em crianças, com o Hospital Infantil Cosme e Damião, referência na rede estadual de saúde, registrando alta demanda por atendimentos. Nos últimos 30 dias, a unidade teve todos os seus 121 leitos ocupados, muitas crianças necessitando de oxigênio, ventilação mecânica e internação em UTI.
De acordo com informações repassadas pelo hospital, o vírus da influenza tem causado pneumonia viral em crianças, sobrecarregando o sistema. A síndrome do desconforto viral, que inclui febre alta, secreção nasal e cansaço excessivo, é uma das maiores preocupações.
Sirlene Azevedo, mãe de uma paciente, conta que a filha está gripada e precisa de internação. Dorislane Silva relata que sua criança está há duas semanas no hospital com dificuldades respiratórias. Janaina da Silva também compartilha a experiência da filha, que começou com sintomas leves e evoluiu para um quadro mais grave.
Orientação médica
O pediatra e diretor técnico do hospital, Dr. Reginaldo Lourenço, reforça que casos leves devem ser encaminhados a UPAs e postos de saúde. Apenas após avaliação médica, quando necessário suporte avançado, a criança é transferida para o Cosme e Damião.
Antonieta Machado, diretora do hospital, e Dr. Reginaldo destacam a importância de evitar aglomerações, manter a vacinação em dia e buscar atendimento precoce para evitar complicações.
Portal SGC