Foto: Reprodução
Manter uma vida ativa com a prática de exercícios físicos é fundamental para a saúde, principalmente na terceira idade. No Brasil, as quedas entre idosos são cada vez mais comuns e representam uma das principais causas de internação. De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, um terço da população acima dos 65 anos sofre pelo menos uma queda por ano. Entre aqueles com mais de 80 anos, a estimativa é de que 40% tenham acidentes dentro de casa.
Os cuidados dos familiares são fundamentais para evitar esses acidentes, sendo os principais ocorridos no próprio lar. A fisioterapeuta Kamila Farias reforça a necessidade de atenção a detalhes nos ambientes domésticos, como a instalação de corrimãos e o uso de pisos antiderrapantes para evitar escorregões.
Além da adaptação do ambiente, é preciso manter uma vida ativa mesmo após os 60 ou 80 anos. Para envelhecer com saúde, é fundamental adotar hábitos consistentes, como a prática regular de atividades físicas, alimentação balanceada, evitar o cigarro e o álcool, e cuidar da saúde mental e social. Essas medidas contribuem diretamente para a prevenção de quedas e para uma maior independência na terceira idade.
Portal SGC