Porto Velho (RO)28 de Janeiro de 202621:55:27
EDIÇÃO IMPRESSA
Saúde

Médico aponta o que comer no café da manhã para controlar a pressão

O cardiologista Roberto Yano revelou quais alimentos incluir no café da manhã para garantir o equilíbrio da pressão arterial; saiba quais!


Imagem de Capa

Foto de Jason Briscoe na Unsplash

PUBLICIDADE

O café da manhã é uma refeição muito importante para o equilíbrio da saúde. A estratégia alimentar desempenha a função de quebrar o jejum e, dependendo da escolha dos ingredientes que irão compor o prato, os alimentos podem influenciar nos marcadores do bem-estar — especialmente a pressão arterial.

De acordo com o cardiologista Roberto Yano, o que comemos logo ao acordar faz toda a diferença para a saúde do coração. Segundo ele, alguns alimentos são essenciais para reativar o metabolismo sem sobrecarregar o organismo.

"A melhor estratégia é iniciar o dia com alimentos naturais, ricos em fibras, potássio, magnésio e antioxidantes, que ajudam a relaxar as artérias e a equilibrar a pressão arterial", explica Yano.

Saiba o que comer no café da manhã para manter a pressão arterial sob controle

Entre as opções indicadas como as melhores para quebrar o jejum noturno estão as frutas, como a banana, abacate e frutas vermelhas. Para aumentar o potencial nutricional, o médico sugere combinar as porções com aveia, sementes e oleaginosas. "A estratégia vai auxiliar na eliminação do excesso de sódio pelo organismo", garante o especialista.


De acordo com o cardiologista, os pães integrais, ovos e iogurte natural também entram no rol dos alimentos que fornecem energia gradual, reduzem inflamações, estabilizam a glicemia e preparam o sistema cardiovascular para as demandas do dia.

Pontos de atenção

Embora a lista de alimentos indicada pelo especialista seja composta por alimentos saudáveis, Yano comenta que é importante considerar a individualidade de cada um. "Pessoas com diabetes, hipertensão, intolerâncias alimentares ou doenças renais precisam ajustar quantidades e escolhas", alerta.

De acordo com o expert, até as frutas, quando consumidas sem moderação, podem acarretar em riscos à saúde. "O ponto de atenção está no equilíbrio, evitando excessos de frutas muito açucaradas ou restrições severas", pontua Roberto Yano.

Por outro lado, ele destaca os alimentos que todas as pessoas deveriam "eliminar" do contexto matinal se quiserem manter o coração protegido. "É fundamental reduzir ou eliminar alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar, sódio e gorduras saturadas. Bolos industrializados, biscoitos recheados, embutidos, margarinas, cereais açucarados e bebidas adoçadas aumentam a inflamação e sobrecarregam o sistema cardiovascular", alerta oexpert.

Outro destaque negativo é para a forma como se temperam alguns alimentos na primeira refeição do dia. "O excesso de sal e açúcar logo pela manhã favorece picos de pressão e glicemia. Priorizar alimentos simples, naturais e pouco processados é uma das decisões mais eficazes para a saúde do coração", conclui.





Beatriz BonfimClaudia Meireles - Metrópoles

Últimas notícias de Saúde