Porto Velho (RO)05 de Fevereiro de 202618:25:22
EDIÇÃO IMPRESSA
Saúde

SGC TV: Erros comuns na cozinha podem causar infecções graves; saiba como evitar

Especialista da SESAU orienta sobre as etapas corretas de limpeza de frutas, verduras e legumes para evitar doenças que levam a hospitalizações


Imagem de Capa

Reprodução

PUBLICIDADE

Práticas consideradas inofensivas no dia a dia estão entre as principais causas de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) em Rondônia. A Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) reforça a importância de hábitos rigorosos de higiene na manipulação de alimentos para evitar infecções graves que podem levar a internações hospitalares.

A população, muitas vezes, não percebe os riscos que existem na manipulação incorreta. Desde a chegada em casa, seja com compras do mercado ou da feira, é fundamental ter atenção ao que será consumido na hora e ao que precisa ser armazenado corretamente.

De acordo com a nutricionista da SESAU, Larissa David Reis, o processo seguro deve seguir duas etapas fundamentais. "O primeiro passo é a higienização, que consiste na retirada da sujeira visível. Os alimentos devem ser lavados em água corrente, folha por folha, no caso dos folhosos, eliminando toda a sujeira superficial", explica.

"Depois vem a sanitização. Nessa etapa, frutas, verduras e legumes devem ser colocados em solução de hipoclorito de sódio a 2,5%, diluído em água potável — que pode ser filtrada, mineral ou fervida", completa a especialista.

A negligência com esses cuidados pode abrir porta para agentes causadores de doenças como salmonelose, campilobacteriose e listeriose. Essas infecções provocam sintomas como diarreia, vômitos, dor abdominal, febre e desidratação, que são os mesmos em crianças e adultos. Em casos mais sérios, o quadro pode evoluir para doenças mais graves, necessitando de atendimento médico.

O diagnóstico correto só é possível com avaliação clínica. O profissional vai investigar o que a pessoa consumiu, a origem da água e se houve alimentação fora de casa.

Manter cuidados simples na manipulação, armazenamento e, principalmente, na higienização dos alimentos é uma medida fundamental de proteção à saúde, capaz de prevenir dentro de casa doenças que têm alto impacto no bem-estar da população.








Samara Santos - Portal SGC


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Últimas notícias de Saúde