Porto Velho (RO)25 de Outubro de 202419:45:26
EDIÇÃO IMPRESSA
SAÚDE

Projeto "Olho nos Olhinhos" chega a Ji-Paraná para alertar pais sobre câncer ocular infantil

Ação gratuita acontece neste sábado no IG Shopping e busca informar sobre o diagnóstico precoce do retinoblastoma


Imagem de Capa

PUBLICIDADE

Neste sábado (21), o IG Shopping de Ji-Paraná, no segundo distrito da cidade, receberá o projeto "Olho nos Olhinhos", uma iniciativa do casal Thiago e Daiana Leifert, em parceria com o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC). A ação visa conscientizar os pais sobre a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma, um tipo de câncer ocular que afeta principalmente crianças pequenas.

O atendimento será gratuito e acontecerá das 10h às 22h, com a participação da médica oncopediatra Saruê Brizola O. Campos, que integra a equipe da Unimed. O GRAACC é uma organização sem fins lucrativos que busca garantir a crianças e adolescentes com câncer acesso ao tratamento mais avançado, com foco na qualidade de vida.

Destinado a famílias, especialmente pais de crianças entre 0 e 5 anos, o projeto faz sua estreia em Ji-Paraná, trazido pela médica Saruê Campos. A ação já existe há três anos e conta com o apoio da Unimed Centro Rondônia, Instituto de Oftalmologia de Rondônia e IG Shopp.

Sobre o Retinoblastoma

O retinoblastoma é um tipo de câncer que se desenvolve na retina, geralmente afetando bebês e crianças pequenas. Cerca de 90% dos casos são diagnosticados antes dos cinco anos de idade. A doença pode se manifestar em um olho (retinoblastoma unilateral) ou em ambos os olhos (retinoblastoma bilateral).

O diagnóstico precoce é crucial para o sucesso do tratamento, que pode atingir até 90% de cura, muitas vezes preservando a visão. Contudo, diagnósticos tardios podem resultar em cegueira ou até mesmo em morte.

O projeto "Olho nos Olhinhos" busca alertar pais e responsáveis sobre a importância de ficar atento aos sinais e procurar avaliação médica o quanto antes.










Portal SGC

Últimas notícias de SAÚDE