Porto Velho (RO)26 de Dezembro de 202410:43:15
EDIÇÃO IMPRESSA
SAÚDE

Doença desconhecida mata 143 pessoas no Congo, segundo autoridades locais

Uma doença desconhecida matou 143 pessoas em província do sudoeste da República Democrática do Congo em novembro


Imagem de Capa

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

As pessoas infectadas apresentavam sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo febre alta e fortes dores de cabeça, disseram Remy Saki, vice-governador da província de Kwango, e Apollinaire Yumba, ministro da Saúde da província, na segunda-feira.Uma equipe médica foi enviada à zona de saúde de Panzi para coletar amostras e realizar uma análise a fim de identificar a doença.

A situação é extremamente preocupante, pois o número de pessoas infectadas continua a aumentar, disse à Reuters Cephorien Manzanza, líder da sociedade civil.

"Panzi é uma zona de saúde rural, portanto, há um problema com o fornecimento de medicamentos", afirmou Manzanza.Pessoas doentes morrem em suas próprias casas por falta de tratamento, disseram Saki e Yumba.

Um epidemiologista local declarou que mulheres e crianças são as mais afetadas pela doença.Um porta-voz da OMS disse na terça-feira que a agência de saúde da ONU havia sido alertada sobre a presença da doença na semana passada e que estava trabalhando em conjunto com o ministério da saúde pública do Congo para realiza.





Uol

Últimas notícias de SAÚDE