Foto: Reprodução
O início do ano é um período crítico para os hemocentros do Brasil, e a doação de sangue ganha ainda mais importância. Segundo a Fundação Estadual de Hematologia e Hemoterapia (Fhemeron), muitos doadores regulares estão de férias ou viajando, o que pode comprometer os estoques de sangue.
De acordo com o presidente da Fhemeron, Reginaldo Girelli, o ato de doar sangue é essencial, especialmente diante de emergências, cirurgias e tratamentos de doenças graves. "Os voluntários que quiserem doar receberão atendimento humanizado da nossa equipe. A doação é segura, rápida e salva vidas", afirma.
Para doar sangue, é necessário atender a alguns requisitos básicos e seguir orientações simples:
Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo de 60 dias, e mulheres, até três vezes, com intervalo de 90 dias.
Onde doar?
Os hemocentros estaduais de Rondônia estão localizados em Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena. Em Porto Velho, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h, e aos sábados, das 7h15 às 12h, na Avenida Jorge Teixeira, nº 3.766, Bairro Industrial. Endereços de outras cidades estão disponíveis no Portal da Fhemeron.