Porto Velho (RO)27 de Março de 202523:04:09
EDIÇÃO IMPRESSA
SAÚDE

Surto de sarampo nos EUA: homem não vacinado é a 2ª pessoa a morrer

Dez casos de sarampo foram confirmados no Novo México. A morte do homem foi a primeira registrada no estado em mais de 40 anos


Imagem de Capa

Foto: Divulgação

PUBLICIDADE

Os Estados Unidos confirmaram a segunda morte por sarampo em mais de uma década. Testes de laboratório comprovaram que um morador do Novo México, que faleceu recentemente, estava com a doença, segundo informou o Departamento de Saúde estadual nessa quinta-feira (6/3).

O paciente, um adulto que não havia sido vacinado, não chegou a procurar atendimento médico antes de morrer. De acordo com David Morgan, diretor de informações públicas do Departamento de Saúde do Novo México, essa foi a primeira morte por sarampo registrada no estado em mais de 40 anos.

Com o caso, o número de infecções por sarampo no Condado de Lea, onde a vítima morava, subiu para dez. A região faz divisa com o Condado de Gaines, no Texas, que já registrou mais de 100 casos e a morte de uma criança não vacinada.

Casos em alta nos EUA

Até 27 de fevereiro, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA haviam registrado 164 casos de sarampo em nove estados: Alasca, Califórnia, Geórgia, Kentucky, Nova Jersey, Novo México, Nova York, Rhode Island e Texas.

No Novo México, os dez casos confirmados incluem seis adultos e quatro crianças. As autoridades confirmaram que sete dessas pessoas não haviam sido vacinadas, enquanto o histórico de imunização das outras três segue em investigação.

O porta-voz do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, Andrew Nixon, afirmou que o CDC continua monitorando de perto a situação e mantendo contato com as autoridades estaduais. "O CDC recomenda a vacinação como a melhor forma de proteção contra o sarampo", reforçou.

O que é sarampo?

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, transmitida pelo ar, que atinge principalmente as crianças menores de 5 anos de idade. A vacinação é a principal forma de prevenir a doença, mas as baixas taxas de imunização preocupam autoridades internacionais.

A transmissão do vírus ocorre quando um indivíduo infectado tosse, fala, espirra ou respira perto de outras pessoas. Os principais sintomas são:

  • Febre alta;
  • Manchas vermelhas no corpo;
  • Congestão nasal;
  • Olhos vermelhos e lacrimejantes;
  • Tosse;
  • Erupção cutânea.













Metrópoles

Últimas notícias de SAÚDE