Divulgação
O documentário rondoniense "Sabores da Floresta: A Amazônia na Gastronomia Criativa" celebra a cultura alimentar amazônica e foi selecionado para o prestigiado Filmmaker Lift-Off Sessions - Volume 10 (2025), já disponível na plataforma global do festival, que é uma mostra internacional online de obras independentes.
Dirigido pela jornalista Priscila Lima e roteirizado pela publicitária Paula Lustosa, ambas rondonienses, o filme de 30 minutos propõe uma imersão sensível na Amazônia, focando na mandioca (farinha, tucupi, goma e tapioca) como elemento central de criação, identidade e resistência na culinária local.
Gravado em diferentes pontos de Rondônia e de classificação livre, a narrativa revela como a cozinha amazônica ressignifica esse ingrediente fundamental. A trama é conduzida por personagens diversos, incluindo quatro chefs convidados que apresentam suas interpretações criativas da mandioca: Diogo Sabião, Winnie Buzatt, Marita Moura e Izabela Lemos.
O projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio da Fundação Cultural de Ji-Paraná, sendo uma produção da Nossa Oka.
Esta seleção consolida o reconhecimento internacional do trabalho, levando as ricas narrativas identitárias da Amazônia a um público global.
Portal SGC