Porto Velho (RO)18 de Outubro de 202501:40:22
EDIÇÃO IMPRESSA
Brasil

VÍDEO: Bombeiros salvam bebê de 54 dias engasgado após pais pedirem socorro no quartel

Bombeiros que estavam no quartel receberam os pais e conseguiram desengasgar o bebê. A criança é recém-nascida e conseguiu voltar a respirar.


Imagem de Capa

VÍDEO: Bombeiros salvam bebê de 54 dias engasgado após pais pedirem socorro no quartel

Reprodução

PUBLICIDADE

Um vídeo divulgado pelo Corpo de Bombeiros mostra o momento em que os agentes conseguem salvam a vida de um bebê recém-nascido que estava engasgado, em Taubaté.

O caso aconteceu nesta quarta-feira (15), no quartel dos bombeiros em Taubaté, na região do bairro Ana Emília.

Segundo os bombeiros, os pais correram até o quartel pedindo ajuda após a criança se engasgar. Bombeiros que estavam no local prestaram socorro e conseguiram salvar a criança.

"Tivemos uma solicitação no Posto de Bombeiros do Ana Emília, em Taubaté. Tratava-se de um bebê de 57 dias que chegou engasgado, trazido no colo pelos pais. Os bombeiros, que realizavam treinamento operacional no quartel, constataram que o bebê já se encontrava em parada cardiorrespiratória", contou a corporação em nota.

"Prontamente, o Cb PM C. Alves e o Sd PM Cardoso realizaram as manobras de desobstrução das vias aéreas, obtendo êxito e permitindo que o bebê voltasse a respirar", celebraram os bombeiros.

A manobra usada pelos policiais é chamada de Heimlich, um procedimento de primeiros socorros utilizado para desobstruir as vias aéreas superiores em casos de engasgo.

Após o atendimento inicial no quartel, a criança foi encaminhada ao hospital Hmut de Taubaté para avaliação médica. Ainda segundo os bombeiros, o bebê está bem.

O que fazer em caso de engasgo

Primeiro é preciso manter a calma. Peça ajuda para o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) no 192 ou na PM pelo 190.

Em seguida, coloque a criança de pé, para ver se tossindo ela desengasga. Não é bom chacoalhar a criança, nem jogar para cima.

Tem que sentar o bebê de cavalinho no braço, apoiando o dorso, segurar o ombro e com o dedo no queixo, manter a cabeça um pouco mais baixa que a coluna. Com o dorso da mão, no meio das escapulas, dar cinco pancadas com força para tentar causar a desobstrução das vias aérea

Coloque a criança de pé e observe se desengasgou. Caso não tenha desengasgado, deite o bebê no braço. Com os dedos médio e anelar, faça cinco pressões na região 1 centímetro abaixo da linha dos mamilos. Caso não tenha desengasgado, repita a operação.

Se o tórax não estiver expandindo, vai ser necessário fazer a respiração boca a boca. Deite o bebê em uma mesa, com palma da mão levante um pouco a cabeça, abaixe o queixo e faça duas assopradas na boca. O ar expirado tem 18% de oxigênio e já ajuda a melhorar - veja mais orientações clicando aqui.











g1

Últimas notícias de Brasil