Porto Velho (RO)18 de Outubro de 202501:51:52
EDIÇÃO IMPRESSA
Brasil

Casos de intoxicação por metanol confirmados sobem para 46 no Brasil

O governo ainda investiga a suspeita da substância no organismo de 87 pacientes que apresentaram sintomas


Imagem de Capa

Imagem ilustrativa

PUBLICIDADE

Os casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas subiram de 41 para 46 no Brasil. A atualização foi feita pelo Ministério da Saúde no início da noite desta sexta-feira (17/10) em boletim divulgado à imprensa. O governo ainda investiga a suspeita da substância no organismo de 87 pacientes que apresentaram sintomas. Outras 528 notificações foram descartadas.

O estado de São Paulo tem 38 casos confirmados até agora. Também há casos confirmados no Paraná (4), Pernambuco (3) e Rio Grande do Sul (1).

Em relação aos casos em investigação, São Paulo investiga 44, Pernambuco (23), Rio de Janeiro (6), Piauí (3), Mato Grosso do Sul (2), Goiás (2), Paraná (2) e Bahia (1), Espírito Santo (1), Minas Gerais (1), Paraíba (1) e Tocantins (1). 

Número de óbitos

De acordo com a pasta, o número de óbitos confirmados em decorrência do consumo acidental de metanol continua em oito: seis mortes confirmadas em São Paulo e duas em Pernambuco.

Outros oito óbitos seguem em investigação: São Paulo (2), Pernambuco (3), Mato Grosso do Sul (1), Minas Gerais (1) e Paraná (1).

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) investiga um caso suspeito de intoxicação após a ingestão de bebida alcoólica em Itajubá, no Sul de Minas. Um homem de 48 anos morreu na última terça-feira (14/10).

Para que serve o metanol?

O metanol é um álcool usado principalmente na indústria, como matéria-prima para solventes, plásticos, tintas, combustíveis, anticongelantes e até mesmo em processos de geração de energia. O metanol tem aplicação restrita a usos técnicos e é tóxico - e possivelmente fatal - para seres humanos até em quantidades muito pequenas.

Por que o metanol é tóxico?

O metanol é altamente tóxico porque, ao ser metabolizado pelo organismo, se transforma em substâncias como formaldeído e ácido fórmico, que podem causar danos graves ao sistema nervoso e à visão, levando até à morte. Até mesmo inalar o metanol pode ser perigoso e potencialmente fatal.

Qual é a diferença entre etanol e metanol?

O etanol é o álcool presente em bebidas alcoólicas e usado como combustível, podendo ser consumido em doses moderadas. Embora sejam quimicamente parecidos, a diferença está justamente na segurança e nos efeitos no corpo humano, uma vez que o metanol não pode ser ingerido.














O tempo

Últimas notícias de Brasil