Porto Velho (RO)15 de Julho de 202523:44:00
EDIÇÃO IMPRESSA
Diário da Amazônia

DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 15 DE JULHO


Imagem de Capa

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

RONDÔNIA

1924 - Nasce no município de Santo Antônio (MT), desde 1945 um bairro de Porto Velh,) o futuro deputado federal Áureo Bringel de Mello, autor da lei que mudou o nome do Território, de Guaporé para Rondônia. 

1926 - O fazendeiro Francisco Paulino de Lima, que vinha de Abunã para Porto Velho, num trem da EFMM, torna-se o 1º registro de morte natural num trem da Madeira-Mamoré. 

1943 - O interventor do Amazonas, Álvaro Maia, autoriza à prefeitura de Porto Velho parcelar as dívidas de impostos dos comerciantes, visando a melhora do fluxo do caixa do governo

 1952 - A administração da Madeira-Mamoré inaugura a litorina "Presidente Dutra", reduzindo em mais de seis horas a viagem de Porto Velho a Guajará-Mirim.

1983 - Dois concursos, o do Banco do Estado, com 150 vagas, e o do Tribunal de Justiça, estão com inscrições abertas, inclusive nas cidades do interior.

1988 - Em nota pública, a Federação das Indústrias Gráficas homenageou o gráfico Jonathas José Correa, o "Velho Boy", recentemente falecido, que por mais de 40 anos imprimiu o jornal Alto Madeira.

HOJE É

Dia do Homem (BR). Dia Nacional dos Clubes. 

BRASIL

1996 - Aprovada a lei que proíbe fumar em ambientes públicos e fechados. 1889 - Um adepto da República atira contra D. Pedro II.

MUNDO

1149 — Reconstruída, a igreja do Santo Sepulcro é consagrada em Jerusalém. 1975 - Último lançamento da nave espacial "Apollo", da Nasa. 

FOTO DO DIA



Em 1955, quando o deputado Áureo Melo (PTB/AM) apresentou o projeto mudando o nome de Guaporé para Rondônia, isso atiçou a ira dos "cutubas" que chegaram a pedir à Câmara a não aprovação da proposta.

Os "cutubas" não deglutiam a derrota de 1954 quando o ex-governador Joaquim Vicente Rondon (líder pele-curta) derrotou, primeiro nas urnas e depois por decisão da Justiça Eleitoral, o líder "cutuba" Aluízio Ferreira, impedindo seu 3º mandato consecutivo.

Os "aluizistas" alegavam que o autor oficial do projeto era deputado do Estado do Amazonas, apesar de Áureo Melo ter nascido em Santo Antonio, em 1924, morando depois em Porto Velho, Guajará-Mirim e de lá Manaus, onde foi eleito.

A ideia inicial foi do deputado Vicente Rondon (PTB) que teria passado a Áureo Melo (FOTO) numa homenagem ao fato deste ter nascido em Santo Antonio, cidade mato-grossense até 1943 quando essa cidade e Guajará-Mirim passaram a fazer parte do Território do Guaporé.

Lúcio Albuquerque

Últimas notícias de Diário da Amazônia