Assista o vídeo;
Breno França
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) realizou, nesta quarta-feira, uma fiscalização no Terminal 7, localizado na zona norte de Manaus. A ação integra um estudo técnico voltado à reestruturação das linhas que atendem a região, que atualmente enfrentam longos intervalos entre as viagens e superlotação nos horários de pico.
Segundo o diretor-presidente do Sinetram, César Tadeu Teixeira, a atividade é uma "fiscalização de observação", realizada desde as primeiras horas da manhã. O foco principal é entender como está a operação das linhas no entorno do terminal e identificar melhorias para a rotina dos usuários.
"Nós estamos aqui desde as 5h15 da manhã, fazendo uma fiscalização de lotação de veículos, para ver como está a movimentação e a operação do Terminal 7. A intenção é avaliar a frequência, a oferta e propor mais agilidade e conforto para o usuário", destacou César.
Durante a fiscalização, a equipe técnica fez o levantamento de dados como horários de maior fluxo, número de passageiros por viagem, intervalo entre os ônibus e condição de atendimento das linhas. Com essas informações, o planejamento do Sinetram pretende propor mudanças como o aumento na quantidade de veículos em circulação, ajustes no percurso das rotas e readequação dos horários.
Além disso, o sindicato também avalia a possibilidade de ampliar a oferta nos horários de maior demanda, reduzindo a superlotação e os tempos de espera nos pontos de ônibus.
A análise completa dos dados coletados deve ser concluída nas próximas semanas. A partir disso, o Sinetram deve apresentar um plano de ação com as melhorias sugeridas para otimizar o transporte público na zona norte de Manaus.
Karol Santos - Portal SGC