Divulgação
Uma nova cachoeira, batizada de Gigante do Apuaú, foi descoberta no município de Presidente Figueiredo, no Amazonas. Com cerca de 35 metros de altura e cinco metros de largura, a queda d’água já é considerada uma das maiores de queda livre da região.
Localizada no rio Apuaú, em área que faz divisa entre Novo Airão, Presidente Figueiredo e Manaus, a descoberta foi possível após uma expedição de seis dias por dentro da mata. Os guias enfrentaram trilhas fechadas, terrenos alagados e até encontraram pegadas de onça durante o percurso de mais de 60 km.
No local, forma-se uma piscina natural aos pés da cachoeira, aumentando o potencial turístico e paisagístico da região. O achado é resultado de quatro anos de planejamento e estudos topográficos voltados à identificação de novas belezas naturais na floresta amazônica.
Apesar da expectativa, a visitação ao espaço ainda não está autorizada, pois a área pode ser privada e depende de regularização ambiental e fundiária antes de ser aberta ao público.
A expectativa é que, no futuro, a Gigante do Apuaú seja incorporada a roteiros de ecoturismo, fortalecendo ainda mais a vocação natural de Presidente Figueiredo como a "terra das cachoeiras".
Portal SGC