Lula assina decreto que regulamenta a TV 3.0. Entenda o que muda
Vinícius Schmidt/Metrópoles
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta quarta-feira (27/8) o decreto que regulamenta a TV 3.0. O novo modelo de tecnologia de televisão vai integrar a TV aberta à internet de forma gratuita. O texto foi assinado em uma cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do ministro das Comunicações, Frederico Siqueira, e representantes do setor.
O decreto prevê a implementação da nova tecnologia de forma gradual, com as primeiras transmissões iniciando-se no primeiro semestre de 2026. A previsão é alcançar todo o território nacional em até 15 anos.
A nova geração da TV pretende oferecer qualidade de imagem em até 8K, som imersivo, interatividade, integração com a internet e acesso a serviços públicos digitais. O modelo substituirá gradualmente o padrão atual ISDB-T, passando a adotar o ATSC 3.0.
O que terá na TV 3.0:
Possibilidade de "login" do usuário, facilitando a customização de conteúdo e o direcionamento de publicidade;
Capacidade de análise do comportamento de consumo dos usuários, permitindo ao setor de radiodifusão oferecer publicidade segmentada;
Qualidade superior de áudio e vídeo (4K, HDR e áudio imersivo), com recursos que possibilitam ao cidadão otimizar o áudio em algumas transmissões, como em jogos esportivos;
Integração com a internet, aplicativos e novos serviços digitais;
Possibilidade de sincronismo entre programação da TV aberta e streaming, além de permitir a oferta de conteúdos locais e nacionais.
O que muda
Com a TV 3.0 (ou TV do Futuro), a navegação será mais interativa, e os canais serão apresentados como aplicativos na tela, substituindo o atual modelo de sintonização por números. No entanto, ainda será possível utilizar as duas opções.
Com esse modelo, os canais, além de transmitirem o conteúdo ao vivo por sinal aberto, poderão adicionar à programação conteúdos sob demanda, como séries, jogos e programas.
Os temas e as propagandas apresentados pelas emissoras serão personalizados de acordo com as preferências de consumo dos telespectadores. Além disso, haverá a possibilidade dos telespectadores interagirem com os anúncios exibidos na tela e de receberem conteúdos exclusivos.
Segundo o Ministério das Comunicações, a qualidade da imagem vai melhorar em, no mínimo, quatro vezes. O padrão atual, que é a TV Digital com Full HD, passará a ser transmitido pelo ar em até 4k, ou até 8k, caso seja assistido pela internet. O contraste também vai ser aprimorado, por meio de tecnologias de HDR (High Dynamic Range).
A melhora também ocorrerá no áudio, uma vez que a tecnologia de som imersivo permitirá que o telespectador tenha a sensação de estar no ambiente que está sendo assistido. O usuário também terá opção de personalizar o áudio.
metropoles