Divulgação
A sonda Mars Express, da ESA (Agência Espacial Europeia), gerou um vídeo impressionante do terreno montanhoso de Marte. A gravação mostra crateras e um canal de escoamento de 1.300 km de comprimento, chamado Shalbatana Vallis.
De acordo com a organização, o conteúdo foi gerado a partir de mosaico de imagens registradas pelas câmera High Resolution Stereo Camera (HRSC) durante a missão que começou em 2003 com o instrumento que opera até hoje.
"Este vale profundo provavelmente se formou há cerca de 3,5 bilhões de anos, quando uma enorme quantidade de água subterrânea foi liberada na superfície de Marte", explica o conteúdo.
O passeio acaba com a vista de uma cratera de impacto de 100 quilômetros de diâmetro, escavada na superfície do Planeta Vermelho quando ele colidiu com uma rocha espacial.
A missão Mars Express foi lançada em junho de 2003 e chegou no planeta em dezembro do mesmo ano. As operações científicas começaram em 2004 e, desde então, o instrumento tem fornecido imagens de Marte em três dimensões.
A sonda gerou o mapa mais completo da composição química da atmosfera, estudou a lua mais interna de Marte, a Fobos, e traçou a história da água em todo o globo, demonstrando que o planeta já abrigou condições ambientais que podem ter sido adequadas à vida.
CNN