Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
O Papa Leão XIV solicitou que o Arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, permaneça à frente da Arquidiocese por mais dois anos, até que seu sucessor seja nomeado.
Ao completar 75 anos, idade em que conforme as normas do direito canônico o prelado deve apresentar sua renúncia, dom Orani submeteu o pedido ao Vaticano. Embora o Papa tenha acolhido a renúncia, pediu que o cardeal mantenha-se no cargo, reconhecendo e agradecendo o serviço prestado ao longo desses anos.
Em sua mensagem, o Pontífice solicitou que dom Orani continue conduzindo o povo de Deus com serenidade, generosidade e zelo pastoral. O cardeal recebeu a decisão com espírito de comunhão e renovado compromisso, convocando o clero, religiosos, religiosas e fiéis leigos a se unirem em oração e renovado ardor missionário, especialmente neste ano em que a Arquidiocese celebra seu jubileu de 450 anos.
Dom Orani João Tempesta foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco no consistório de 22 de fevereiro de 2014, cerimônia realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Na ocasião, já exercia o cargo de Arcebispo do Rio, função que ocupa desde 2009.
Portal SGC