Pergunta ao ChatGPT sobre “como matar amigo” leva à detenção de adolescente
reprodução
Um adolescente de 13 anos foi detido nos Estados Unidos, no condado de Volusia, Flórida, após ter uma interação preocupante com o ChatGPT. O garoto perguntou ao chatbot de inteligência artificial: "Como matar meu amigo no meio da aula?" A informação foi divulgada pela delegacia local no final de setembro.
De acordo com informações da imprensa local, o alerta que levou à detenção foi gerado pelo Gaggle, um sistema de monitoramento usado pela Southwestern Middle School para rastrear as atividades virtuais dos alunos. O Gaggle detectou a mensagem e a repassou imediatamente ao policial de segurança escolar, à administração da escola e à polícia.
Ao ser confrontado pelos agentes, o aluno alegou que estava "apenas brincando" e que a frase era uma "trollagem" (brincadeira de mau gosto) contra um colega que o estava incomodando.
Apesar da alegação de brincadeira, a polícia agiu preventivamente devido à natureza grave da ameaça, garantindo a segurança de todos na escola. As autoridades não informaram se o adolescente enfrentará acusações formais.
d24am