Porto Velho (RO)29 de Outubro de 202500:22:18
EDIÇÃO IMPRESSA
Plantão de Polícia

Ji-Paraná supera número de homicídios de 2024 e Polícia Civil reforça combate à violência

Atualmente, 60% dos homicídios registrados em 2025 já tiveram as investigações concluídas


Imagem de Capa

PUBLICIDADE

A cidade de Ji-Paraná registrou 23 homicídios entre 1º de janeiro e 26 de outubro de 2025, segundo dados do Observatório Estadual de Segurança Pública. O número já supera o total de 21 assassinatos contabilizados em todo o ano passado.

De acordo com o órgão, 16 homicídios e dois feminicídios foram registrados apenas nos nove primeiros meses deste ano. Para entender as causas desse aumento e as medidas adotadas para conter a violência, a reportagem conversou com o delegado Flaviano José, titular da Delegacia de Homicídios de Ji-Paraná. "As características daqueles que foram praticados no ano passado são diferentes daqueles que foram cometidos este ano", explicou o delegado.

Segundo ele, pelo menos dez dos crimes têm ligação com grupos distintos associados a facções criminosas, o que tem contribuído para o aumento dos índices de homicídios no município. "São grupos ligados a facções que atuam no tráfico de entorpecentes e que praticaram esses homicídios nesse contexto de cobrança de dívida ou disputa de território para o comércio de drogas em Ji-Paraná", detalhou Flaviano José.

Na penúltima semana de outubro, a cidade registrou quatro homicídios. Para reduzir esses números, a Polícia Civil tem intensificado ações repressivas e preventivas, com foco no combate ao tráfico de drogas e às atividades de facções criminosas.

O delegado destacou que os crimes passionais representam um desafio adicional para as forças de segurança, pois são mais difíceis de prever, mesmo com o trabalho de aproximação com a comunidade e o patrulhamento constante.

Atualmente, 60% dos homicídios registrados em 2025 já tiveram as investigações concluídas.

Mesmo diante do aumento nos índices, a Polícia Civil de Ji-Paraná reforça o trabalho integrado com outras forças de segurança, buscando reduzir a criminalidade e garantir mais tranquilidade à população.

O delegado Flaviano José enfatizou ainda a importância da colaboração dos moradores nas investigações e denúncias: "A participação da comunidade tem sido fundamental para o avanço das apurações e o fortalecimento da segurança pública em Ji-Paraná", finalizou.



NOTÍCIAS RELACIONADAS

Últimas notícias de Plantão de Polícia