Porto Velho (RO)31 de Janeiro de 202617:13:35
EDIÇÃO IMPRESSA
Plantão de Polícia

Acusado de arrastar cadela amarrada à moto em Vilhena é liberado após audiência de custódia

Animal foi resgatado e diagnosticado com tumor venéreo; veterinário afirma que quadro clínico é reversível com tratamento.


Imagem de Capa

Foto: Divulgação/PCRO

PUBLICIDADE

Um homem de 47 anos foi liberado na quinta-feira (29) após audiência de custódia. Ele havia sido preso em flagrante por maus-tratos, acusado de arrastar uma cadela amarrada à sua motocicleta em Vilhena (RO). A prisão ocorreu após a divulgação de um vídeo que o mostra pilotando o veículo enquanto o animal, preso por uma corda, tentava acompanhar o movimento com dificuldade. A polícia não revelou a identidade do suspeito. Veja o vídeo:



A cadela foi resgatada e encaminhada para atendimento veterinário. Segundo o médico veterinário Alex Machado, o animal foi diagnosticado com Tumor Venéreo Transmissível (TVT), um tipo de câncer contagioso entre cães. O tumor afetava a região da vulva e parte do abdômen. O especialista informou que o caso é reversível, mas a cadela precisará passar por sessões de quimioterapia e, posteriormente, por uma cirurgia.



Foto: Andreia João

A Lei nº 9.605/1998, em seu artigo 32, define como maus-tratos contra animais qualquer ato que cause dor ou sofrimento a animais silvestres, domésticos ou domesticados. Entre as condutas exemplificadas pela lei estão ferir, mutilar, envenenar, promover rinha, praticar zoofilia, abandonar, negar alimentação ou água diária, manter o animal em locais sem higiene, expô-lo às intempéries sem proteção ou infligir punições cruéis em treinamentos. A legislação prevê pena de detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem for condenado pela prática.




Portal SGC

Últimas notícias de Plantão de Polícia