Foto: Reprodução/Portal SGC/Redetv!RO
Porto Velho está a poucos dias de comemorar seus 111 anos e a agitação nas cozinhas do Senac é grande. A missão é produzir o maior bolo da região Norte, com 111 metros de comprimento, que tem previsão de servir cerca de 30 mil pessoas. A produção mobiliza mais de 60 voluntários, entre alunos e profissionais de gastronomia, em uma maratona que dura cinco dias.
Para colocar o projeto de pé, não faltam ingredientes: são mais de 7 mil ovos, 700 quilogramas de farinha e a mesma quantidade de açúcar, além de 1,2 tonelada de recheio e chantilly. A parceria com o Senac é descrita como fundamental para a execução da tarefa. Para os alunos que estão com a mão na massa, a atividade é uma aula prática inesquecível e cheia de significado.
A escala de produção é intensa. As jornadas começam cedo e, por dia, são produzidas entre 50 e 60 placas de bolo. Um cuidado especial com a conservação é tomado para manter a qualidade do produto até o dia do evento.
A montagem final está marcada para o dia do evento, começando às 7 horas da manhã na Avenida Sete de Setembro. O transporte dos módulos do bolo será feito em caminhões refrigerados. A iniciativa se tornará um doce símbolo de uma cidade que celebra mais de um século de história com união e sabor.
Natália Figueiredo - Portal SGC