TRERO
O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) empossou, em sessão solene no plenário da corte, em Porto Velho, seus novos dirigentes para o biênio 2026/2027. Tomaram posse os desembargadores Raduan Miguel Filho, como presidente, e Daniel Ribeiro Lagos, que assumirá as funções de vice-presidente e corregedor regional eleitoral.
A principal missão da nova gestão será conduzir e organizar todas as etapas das Eleições Gerais de 2026 no estado de Rondônia. Em seu discurso, o novo presidente do TRE-RO destacou o compromisso da Justiça Eleitoral com a democracia e a importância de se utilizar a tecnologia em benefício do processo eleitoral, sempre com transparência.
Deixando a presidência, Daniel Lagos assumiu agora como vice e corregedor. Ele fez um balanço positivo do biênio anterior, marcado por conquistas e certificações para o Tribunal, e ressaltou que a mudança na direção oxigena a instituição, prometendo continuidade ao trabalho com novas energias.
A solenidade de posse foi prestigiada por autoridades políticas e representantes da sociedade civil. O ex-senador Acir Gurgacz ressaltou a importância de um Poder Judiciário forte para a consolidação da democracia brasileira. Já o ex-deputado estadual Airton Gurgacz observou o legado que a nova gestão precisa construir, com os olhos voltados para as eleições de 2026.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia (OAB/RO), Márcio Nogueira, também participou da cerimônia e destacou a importância da integração entre a advocacia e o Tribunal Eleitoral para o bom funcionamento da Justiça.
Com a posse concluída, o trabalho prático da nova diretoria do TRE-RO tem início imediato, tendo como meta principal realizar, em Rondônia, eleições que reforcem ainda mais a credibilidade da democracia brasileira.
Natália Figueiredo - Portal SGC