Foto: Reprodução
Pelo menos dez famílias que residem na região do travessão da Linha 208, entre o município de Ouro Preto e o distrito de Rondominas, enfrentam dificuldades de acesso há quase um mês devido ao rompimento de bueiros na localidade. O problema, agravado pelas fortes chuvas, tem aumentado o tempo de deslocamento e impactado a rotina dos moradores.
De acordo com a agricultora Tânia Gomes, que vive na região com o esposo e dois filhos menores, o percurso até Ji-Paraná, que antes levava cerca de uma hora, agora pode durar mais de uma hora e meia. A necessidade de desvio obriga os moradores a percorrer um trajeto adicional de 16 quilômetros, chegando à Linha 4, na entrada do bairro Parque São Pedro. "Quando a estrada está em boas condições, o percurso é de 40 quilômetros. No entanto, estamos lidando com dois bueiros rompidos, sendo que um deles já recebeu manutenção do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) quatro vezes", afirmou.
Além dos bueiros danificados, a infraestrutura da região enfrenta outros desafios, como uma ponte com afundamento em uma das cabeceiras e diversos pontos de atoleiros ao longo do trajeto. A situação tem causado preocupação aos moradores, que incluem crianças, idosos e pessoas enfermas, como o marido de Tânia, que está em recuperação de um acidente de trânsito.
A reportagem tentou contato com o DER de Ouro Preto para obter um posicionamento sobre o problema, mas não obteve retorno.
Portal SGC