Porto Velho (RO)20 de Julho de 202415:12:36
EDIÇÃO IMPRESSA
RONDÔNIA

Porto Velho declara emergência devido à extrema seca

Prefeito Hildon Chaves assina decreto para enfrentar a crise hídrica, mobilizando recursos e campanhas de conscientização.


Imagem de Capa

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), decretou situação de emergência na cidade devido ao "cenário de extrema seca". O documento foi publicado no Diário Oficial dos Municípios de Rondônia (DOM) nesta terça-feira (9).

O decreto permite a realização de despesas necessárias para manter ou restabelecer a capacidade de resposta do poder público frente à emergência. A medida é sustentada pelo decreto estadual da última semana, que aponta um período de estiagem "crítica" em Rondônia. Monitoramento do governo indica que o nível do rio Madeira está cerca de três metros abaixo do registrado no mesmo período de 2023.

Além disso, o decreto municipal prevê campanhas de conscientização em veículos de mídia para informar e sensibilizar a população sobre os riscos da atual situação ambiental. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, junto com outras secretarias, foi mobilizada para prestar assistência e socorro às comunidades afetadas pela seca.

O decreto tem validade de 180 dias, assim como o decreto estadual.

Portal SGC

Últimas notícias de RONDÔNIA