Porto Velho (RO)15 de Julho de 202420:17:13
EDIÇÃO IMPRESSA
RONDÔNIA

Nível do Rio Madeira cai para 3,27 metros e Defesa Civil de Porto Velho aumenta alerta para seca

Com a medição deste ano quase pela metade em relação a 2023, a cidade enfrenta desafios logísticos e antecipa ações para garantir água potável


Imagem de Capa

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

O nível do Rio Madeira registrou 3,27 metros nesta segunda-feira (15), aumentando a preocupação da Defesa Civil Municipal de Porto Velho com a seca prevista para este ano. No mesmo período de 2023, a medição era de 6 metros, destacando a gravidade do impacto climático em 2024. As comunidades no baixo Madeira devem enfrentar escassez de água durante o período mais intenso do verão amazônico.

Dos 23 poços artesianos previstos para perfuração pela prefeitura da capital, três estão prontos, treze em licitação e os demais em andamento. A logística e as distâncias dificultam a execução dos trabalhos, e os equipamentos pesados não conseguem chegar aos locais, prolongando o tempo de conclusão.

O coordenador municipal da Defesa Civil, Elias Ribeiro, afirmou que o efetivo está atuando no transporte de água potável para os moradores. A logística foi montada para antecipar o período crítico da seca, previsto para os meses de agosto, setembro e outubro. A compra e transporte de água mineral são realizados pela prefeitura.

As comunidades foram informadas sobre os problemas que serão enfrentados neste período de seca. Com a edição do Decreto nº 20.187, de 8 de julho de 2024, sobre a situação de emergência ambiental, a Defesa Civil Municipal está fazendo um levantamento completo dos poços amazônicos que estão secando e das famílias afetadas pela escassez de água.

A Agência Nacional de Águas (Ana), recomenda ao moradores que evitem desperdício de água potável, tendo em vista a severidade do verão amazônico.






Portal SGC

Últimas notícias de RONDÔNIA